ECA




Projeto ECA.

Justificativa: Nos termos do art. 6° do ECA, eles têm tanto direitos quanto deveres individuais e coletivos. Até mesmo o direito à liberdade, previsto no art. 16 não é ilimitado. Referido artigo enumera os aspectos compreendidos por esse direito. Nada é ilimitado: nem os direitos, nem os deveres. Ambos são impostos por lei, mas devem ser exercidos dentro dos limites legais.

Objetivo: Desenvolver a participação da comunidade escolar, conhecendo o processo pedagógico da escola, as propostas educacionais, mas também têm o dever de acompanhar a freqüência e o aproveitamento dos seus filhos.

Metodologia:

  • História em transparência dos Direitos e deveres da criança:

  • Interpretação da história;

  • Pintura;

  • Atividades escritas com listagens e construção de palavras;

  • Construção de frases para expor na escola;

Canto Toquinho:

- Criança tem o Direito

- Apresentação de uma dança

- Desenho e escrita;

Deveres e Direitos

Toquinho

Composição: Toquinho / Elifas Andreatto

Crianças: iguais são seus deveres e direitos.
Crianças: viver sem preconceito é bem melhor.
Crianças: a infância não demora, logo, logo vai passar,
Vamos todos juntos brincar.

Meninos e meninas,

Não olhem religião nem raça.
Chamem quem não tem mamãe,
Que o papai tá lá no céu,
E os que dormem lá na praça.

Meninos e meninas,
Não olhem religião nem cor.
Chamem os filhos do bombeiro,

Os dois gêmeos do padeiro
E a filhinha do doutor.

Meninos e meninas,
O futuro ninguém adivinha.
Chamem quem não tem ninguém,
Pois criança é também
O menino trombadinha.

Meninos e meninas,
Não olhem cor nem religião.
Bons amigos valem ouro,
A amizade é um tesouro
Guardado no coração.


Frases:

NÃO AOS MAUS TRATOS;

LUGAR DE CRIANÇA É NA ESCOLA;

DIREITO DE BRINCAR;

ESTUDAR EM SILẼNCIO;

ESCOLA LIMPA E BEM CUIDADA;

LIXO NO LIXO;

NÃO BRIGAR;

EMPRESTAR OS BRINQUEDOS;

SER BONZINHO E CUMPRIMENTAR TODOS;

A CRIANÇA EM QUALQUER ESTÂNCIA DEVE SER A PRIMEIRA A RECEBER SOCORRO.

Registro da

aula sobre o ECA

Esta aula diferente como as demais me surpreendeu bastante, pela participação das crianças e sua motivação.

Na hora da historia em quadrinhos da turma do Maurício de Souza sobre o Estatuto da criança e dos adolescentes as crianças se apresentaram ao mesmo tempo surpresas e conformadas. Pois acreditam que para qualquer coisa funcionar precisam de regras. Para uma criança crescer saudável é preciso que existam regras. E são bastante severos na hora que estas não são cumpridas.

Concordam com a turminha da Mônica e se deliciam com as características dos personagens que tanto encantam as crianças. A força e a brabeza da Mônica, a fome da Magali, as peraltices do Cebolinha, a esperteza do Franjinha.

Após lida a história juntamente com a turminha da 2a série, ao qual já se acostumaram com as atividades juntas. Cada um foi para a sua sala realizar a sua dinâmica.

Discutiu-se a história e a importância do documento apresentado.

Escutou-se a música Direitos e Deveres da Criança do cantor e compositor Toquinho. E em seguida cada criança recebeu a letra da musica digitada com uma frase circulada, que em grupo de 5 crianças deveriam lê-la, discuti-la e construí-la com alfabeto móvel colorido em EVA, em cima de um retângulo feito da metade de uma cartolina azul, assim o fizeram alguns grupos de criança com maior organização outros não, encontrando dificuldades no trabalho em grupo, emigrando para outro grupo onde possuíam mais afinidade.

Conforme os grupos iam terminando, recebiam da professora uma folha com desenho impresso sobre a última folha da revista que possuía a história em quadrinho com um resumo sobre o documento com palavras chaves e desenhos da turminha exercendo seus direitos e deveres, para lerem e colorirem.

Enquanto isto eu, professora colava as letras na folha de cartolina com o grupinho que a construiu ao lado e no mesmo material colávamos um bonequinho de EVA, escolhido por este grupo grupo.

Este trabalho foi realizado com a 1a série da tarde, a 1a série da manhã, foi usado o mesmo procedimento, só que na hora de construir os cartazes usou-se uma listagem de frases construída previamente por eles, sobre o que se deveria fazer para a nossa escola ser feliz, foi muito interesse, e a maioria das crianças participou muito. Percebe-se que são muito críticos, e não abrem mão da disciplina. Possuem noção do que é errado e que é certo, e muitas vezes não o fazem por não serem cobrados.

Ficou um trabalho na minha avaliação bastante consistente, pois veio do encontro ao desafio que a Diretora vinha apresentado na última reunião pedagógica para resolver ou amenizar os problemas de indisciplina na escola, o construir normas e regras com as crianças da escola.

Este material por eles confeccionados vai ser exposto na próxima reunião pedagógica e em alguns lugares estratégicos na escola.

AULA DIA 24/06/10

Estatuto da criança e do adolescente.

Iniciamos a aula com a estória da turma da Mônica sobre o estatuto da criança e do adolescente. Enquanto passávamos a estória no retroprojetor íamos discutindo cada parte e cada direito garantido no estatuto.

Os alunos demonstraram bastante interesse pelo tema, contribuindo com exemplos que conheciam, este primeiro momento estava à turma de 1ª série junto com minha turma de 2ª série.

Retornado para sala fizemos um levantamento do que havíamos visto na estória e dos os principais direitos garantidos pelo estatuto, discutimos quais deveriam ser os deveres dos alunos para garantir o direito a uma educação de qualidade chegamos a conclusão que precisamos de regras (deveres).

Assim passamos a construí-las, os alunos iam discutindo e eu ia registrando no quadro este momento foi muito rico nossa conversa chegou ao ponto de levantarmos o conceito preconceito e consciência.

Com as regras feitas decidimos confeccionar placas com essas regras para espalhar pela escola.

Em seguida dei um desenho com o resumo do estatuto para pintarem.

Na aula seguinte pedi para que escrevessem uma estória em quadrinhos sobre o que havíamos feito na aula passada, para minha surpresa as estórias ficaram muito boas e demonstraram a preocupação dos alunos com a escola, com a indisciplina, com as regras que não são cumpridas, na rigidez dos alunos que não respeitam as regras, recolhi e confeccionamos um livrinho.

Para fechar este trabalho assistimos na sala de informática um vídeo: A turma da Mônica em boas maneiras.

Na minha avaliação consegui envolver os alunos mesmo aqueles menos participativos demonstraram nas historinhas em quadrinhos sua opinião sobre o assunto.

NÃO TER PRECONCEITO.

CUIDE DA NOSSA ESCOLA.

CUIDE DOS BANHEIROS DA ESCOLA.

ESPERAR SUA VEZ PARA FALAR.

PROIBIDO RISCAR PAREDES.

NÃO GRITAR NOS CORREDORES.

FALAR POR-FAVOR E OBRIGADO.

RESPEITAR OS PROFESSORES.

RESPEITAR OS MAIS VELHOS.

VAMOS SER AMIGO DE TODOS.

AGUARDE SUA VEZ PARA FALAR.

RESPEITE A FILA.

PROIBIDO DESPERDIÇAR MERENDA.

PROIBIDO JOGAR LIXO NO CHÃO.

RESPEITAR OS PAIS.

CUIDE DO SEU MATERIAL.

FAÇA SUAS TAREFAS.

POR FAVOR, NÃO FAÇA BARULHO CRIANÇAS ESTUDANDO.

2ª SÉRIE Turma: 21