Animais

Projeto Animais: Mamíferos
Objetivo:

- Identificar as principais características de um animal mamífero;
- Identificar as utilidades dos animais para os seres humanos;
- Demonstrar atenção e interesse nas atividades que envolvam leitura e pseudoleitura;
- Estabelecer as relações existentes entre grafemas e fonemas na composição de palavras e textos;
- Expressar-se oralmente demonstrando clareza, coerência, seqüência lógica e consistência argumentativa;
- Participar de atividades lúdicas e recreativas que possibilitem aquisição da nova linguagem.
Metodologia:
Para iniciar o conteúdo uma visita inesperada chega na sala de aula: A cachorrinha da professora Adriana. Mas para receber a visita é necessário organizar a casa. Então regras são construídas coletivamente para que a visita traga grandes aprendizagens e lembranças.
Enquanto a cachorrinha visita a sala, atividades são desenvolvidas pelas crianças:
- Características físicas dos animais
- Utilidades dos animais
- Estruturação de palavras e textos
- Relação grafemas/fonemas
- Expressão oral
O que um bichinho precisa para viver saudável;
Características de um mamífero;
Outros animais mamíferos;
Quem possui um animal em casa? Qual?
Qual animal pode ser criado em casa? Por que?
Que cuidados precisam ter com os animais que criamos em casa?
E os que não podem, como são chamados?
Listagem de 10 palavras relacionadas a cachorra;
- Construção das palavras listagem, com recorte e colagem de sílabas;
- Desenho e escrita da atividade


Logo após serão distribuídos revistas aos alunos para que recortem figuras de animais para montagem coletivamente dois painéis classificando os animais recortados em domésticos e selvagens.
Em seguida far-se-á coletivamente uma lista com os nomes dos animais dos painéis, explorando as relações existentes entre grafemas e fonemas.
Solicitar-se-á aos alunos que após a leitura/pseudoleitura dos nomes dos animais, os registros no caderno.
No decorrer do registro, far-se-á o atendimento constante aos alunos.
Finalizando a aula, serão distribuídos massas de modelar aos alunos para que modelem os animais de sua preferência.

Registro Aula Animais
Esta aula foi direcionada para despertar uma menina para o gosto da leitura e da escrita. Seu mundo e pensamento distantes da escola da professora e amigos.
Como observado anteriormente, seu mundo é identificado na escola com o pai, seu cachorro e raramente a mãe. Não despertava interesse em quase nenhuma atividade que a escola estava apresentando até então. Como a professora possui uma cachorrinha veio a ideia da aula.
Seus olhinhos durante a aula brilhavam, escreveu, copiou do quadro a atividade, desenhou. Um desenho lindo.
Para iniciar a aula foi comunicado as crianças que receberiam uma visita, e para que esta pudesse permanecer com eles em aula teriam que construir regras e normas. Assim foi feito. Para meu espanto as regras foram cumpridas além de minha expectativa.
Quando ela chegou todos chegaram perto, a cachorrinha andava pela sala, e escolhia algumas crianças para lamber.
A atividade foi lançada: Uma listagem de 10 palavras quem lembravam a Lucy, e em seguida com silabas montaram estas palavras.
Ao final , nossa menina do inicio do registro pode segurar a cachorrinha. Sua felicidade era visível. Ao final da aula, quis esperar seu pai em sala para apresentar a mesma ao pai.
Levou seu desenho para pintar em casa.